quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mídias Sociais

algumas décadas, poucos eram os veículos de comunicação que transmitiam informação para toda a população: do jornal para o leitor, da rádio para o ouvinte, etc. Hoje praticamente todo mundo tem a possibilidade de produzir e receber informações via internet.
As redes sociais estão cada vez mais presentes do dia a dia de pelo menos 80% da população brasileira. Orkut, twitter, facebook, blog, são os principais meios de comunicação utilizados por jovens e adultos, onde se conhecem, conversam, trocam informações de qualquer canto do mundo.
Como as pessoas estão sempre conectadas a esses meios, as empresas devem saber tudo sobre esse mundo, conhecer seu público, como se comunicar com ele, que meio de comunicação mais utiliza, falar a língua deles. A empresa deve saber exatamente onde vai usar sua marca para não errar de público, se isso acontecer, sua tática pode perder todo o sentido.
Para a marca fazer sucesso na mídia, ele deve envolver o público, interagir com ele, trazer entretenimento, fazer com que ela possa dialogar, expôr suas ideias. As pessoas não dão atenção para propagandas em pop ups, elas simplesmente o fecham e nem prestam atenção na marca. Mas se o conteúdo for bom e a pessoa gostar do que viu, seja um vídeo ou uma promoção diferente, ela vai passar para um grupo maior de pessoas (marketing viral). Esse grupo por sua vez, vai postar em diferentes perfis onde outros grupos interligados a ele vão acessar, tornando-se assim conhecido, sem muito esforço.
Após a empresa se inserir na mídia, ela deve interagir com o usuário, saber sua opinião, as críticas e os elogios sobre sua marca. Abrir um espaço para diálogo onde cada usuário expõe sua ideia, assim a empresa vai entender o desejo das pessoas e saberá que nova decisão tomar.

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